Projetos tem início, meio e fim, e são realizados por pessoas, com requisitos necessários a serem atendidos como a elaboração de um Produto, Serviço e /ou uma Solução dentro (espera-se) da Qualidade, Prazo e Custo utilizando insumos que gerarão na saída o que foi proposto na iniciação e no planejamento do projeto.
Desta forma não podemos deixar de fora, duas coisas muito utilizadas em projetos nos dias de hoje, como a Gestão de Mudanças e a Gestão Ágil de projetos, esta última muito utilizada em projetos da área de desenvolvimento de software.
Gestão de Mudanças – O Fator Humano na Gestão de Projetos
Nada é permanente a não ser a mudança – Heráclito
Dentro do que chamados de Fator Humano em projetos é a relação entre o indivíduo (pessoa) e as várias necessidades da mesma dentro de um projeto, não somente a relação homem/atividade, mas também o que ele espera da suas atividades, a razão de fazer parte daquilo e quem ele está ajudando definitivamente com o fruto do seu trabalho.
Essas necessidades baseiam-se no convívio diário com novos colaboradores (quando é necessário viajar para realizar as atividades), o medo e a incerteza de ser remanejado ou integrado a um novo projeto e no final deste, não ter garantias de que a sua posição ainda o estará esperando, enfim, são inúmeras as possibilidades de que o indivíduo possa passar por uma situação que acarrete de forma duradoura ou não a sua finalidade dentro deste ou daquele projeto.
Sendo assim, provemos orientação para a Gestão de Pessoas, pois acreditamos que o Fator Humano (peopleware) é o elo mais “fraco” dessa jornada chamada Projeto; desde o seu início, passando pelas atividades e o seu fim, as pessoas têm que estar engajadas, pois só assim conseguiremos realizar as entregas necessárias dentro do prazo, do custo e da qualidade esperada pelos stakeholders, gerentes, colaboradores, comunidade e demais pessoas interessadas diretamente ou indiretamente nos projetos.
O projeto não acaba quanto ele é entregue, fazê-lo chegar ao sucesso é a meta a ser conquistada todos os dias e para isso dependemos de pessoas. Nós aqui da LanC&T te ajudaremos a chegar lá!
Entre em contato agora mesmo!
Gestão Ágil de Projetos – Scrum
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.
No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo. Veja a ilustração abaixo:
fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/, de 2013/2014.
A LanC&T realiza treinamentos e participa de projetos de implementação de sistemas nas plataformas Web, ERP e de colaboração (SharePoint), onde utiliza a metodologia Ágil (Scrum) para entregar com maior qualidade e num tempo considerável, várias partes de um todo (projeto) e assim trazer maior Qualidade, de forma tangível para o cliente.
Pense nisso, você gostaria ou não que o seu mais novo projeto fosse entregue de forma Ágil?
Entre em contato agora mesmo!
Gestão de Projetos em ERP (Enterprise Resource Planning)
Planejamento de recurso corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning – ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.
ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial, de 01 de Março de 2016.
A expertise em realizar projetos de implementação de sistemas vem com o tempo, por isso aqui na LanC&T não trabalhamos s somente com plataformas conhecidas de mercado, exercemos a nossa bagagem em cima de metodologias e frameworks para poder atender de forma mais completa o nicho de negócio do nosso cliente. Trabalhamos colocando em prática a nossa experiência em conduzir implantações de sistemas em diversos tipos de negócios, como Saúde, Hotelaria, Finanças, Contábil, CRM, Agenciamento Marítimo e Terminal Alfandegado, Logística, entre outros.
Entre em contato agora mesmo!